A Fábrica

Há mais de 30 anos, a CCPR Rações produz alimento de qualidade para a nutrição de aves, suínos, equinos, gado de corte e leite, além da fabricação de suplementos minerais.

Localizada na Avenida Babita Camargos, em Contagem (MG), a nossa fábrica está instalada em uma área de 23.000 m2 e tem a capacidade de produção de 50 toneladas/hora. Com a produção totalmente automatizada, a fábrica é pioneira na produção de rações expandidas e peletizadas no país.

A CCPR Rações zela pela qualidade dos produtos que fabrica e por isso, segue à risca os procedimentos de "Boas Práticas de Fabricação (BPF)". Nossos produtos passam por rigoroso controle de qualidade, passando pela seleção das matérias-primas e pela escolha de seus fornecedores.

Utilizamos equipamentos modernos para análises imediatas e realização de ações corretivas para os produtos acabados. Além do compromisso com a produção de rações de qualidade, oferecemos aos produtores rurais, os serviços de assistência técnica e disponibilizamos o nosso laboratório para análises bromatológicas.

COOPERATIVA

Somos uma cooperativa que congrega cooperativas de produtores. Isso significa que os proprietários da nossa empresa são os produtores de leite. Somos a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais - CCPR, detentora de 50% da marca Itambé. Nossa primeira atividade remonta a maio de 1949 quando realizamos o primeiro carregamento de garrafas de leite sob a responsabilidade da nova Cooperativa Central, rumo às padarias de Belo Horizonte.

Um ano antes, em meio a uma grave crise de abastecimento de leite, lideranças de seis cooperativas do interior de Minas Gerais aceitaram o convite do Governo do Estado e assumiram a usina estatal criada inicialmente para abastecer a capital. Ali começava a surgir a maior cooperativa de leite do Brasil. A jovem capital, então com 51 anos, já contava 350 mil habitantes e não parava de crescer, com os migrantes que chegavam do interior do Estado.

Foi assim que surgiu a Cooperativa Central, a CCPR. Numa época em que o Brasil começava a se urbanizar, um grupo de líderes cooperativistas transformou um desafio em oportunidade. Reunimos hoje 31 cooperativas dos estados de Minas Gerais e Goiás e, congregamos 6,5 mil famílias de cooperados, que têm no leite sua fonte de riqueza e trabalho.

Uma cooperativa é movida pela solidariedade que une seus cooperados e por isso, precisa ter uma forte preocupação social. Mas, para cumprir este papel de modo contínuo e duradouro, a organização deve ser eficiente e administrada com base em conceitos empresariais.

A CCPR é reconhecida como exemplo de como evoluir no sistema cooperativista, porque sabe conciliar os princípios do cooperativismo e empresariais, demonstrando que não são conceitos contraditórios e sim complementares.